7 de abril de 2014

Dia Mundial da Saúde         
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS, 1948 citado por Ribeiro, 2005) Saúde define-se como sendo um estado de bem-estar físico, mental e social, não se cingindo, por isso, à ausência de doença, ou de incapacidade. Nesta definição está assim implícito e/ou explícito que a saúde se relaciona: (1) com o estado habitual dos indivíduos, estando inerente a capacidade das pessoas executar tarefas com sucesso (ex. comer, fazer exercício, relaxar, relacionar-se com os outros); (2) não é unicamente um estado de ausência de doença; (3) exprime-se através do bem-estar e da funcionalidade; (4) contempla a dimensão mental, social e física, de forma holística e sistémica; (5) está inscrita num contínuo temporal dinâmico, flutuando assim como resposta adaptativa às exigências percebidas pelo indivíduo; (6) uma autoavaliação de bem-estar, isto é, a perceção que o indivíduo faz sobre como se sente; (7) e ainda que a sua debilidade ocorre quando o indivíduo não sente energia suficiente para fazer face às exigências da vida do dia-a-dia e manter um sentimento de equilíbrio e de harmonia (Ribeiro, 2005).
A Psico-Oncologia enquanto ramo da Psicologia em termos latos tem como fundamento a promoção de saúde, tendo por base a definição de Saúde apontada pela OMS. Esta promoção da saúde decorre assim através da prevenção primária pela procura de alteração da suscetibilidade por redução da exposição a fatores de risco diminuindo a probabilidade dos indivíduos desenvolverem o problema (ex. ações de educação e promoção da saúde e projetos de prevenção do cancro); na secundária pela tentativa de deteção, diagnóstico e tratamento da doença numa fase tão mais precoce quanto possível (ex. promoção da adesão aos rastreios oncológicos); e na prevenção terciária porque apesar de, por comparação com os níveis anteriores, “aqui” a doença já estar “instalada”, a intervenção é crucial para o restabelecimento do funcionamento e a melhoria da qualidade de vida (ex. realização de consulta de apoio psicológico) (Mausner & Kramer, 1984 citado por Ribeiro, 2005). Desta forma, também a Psico-Oncologia se reveste como uma ciência que tem um contributo importante para o campo da Saúde.
Porém, o maior cientista sobre a sua Saúde é sem sombra de dúvida cada um de vocês, por isso vigie o seu corpo e vá fazendo check-ups regulares, tal como procure um estilo de vida saudável!   

Referências Bibliográficas:

Ribeiro, J. (2005). Introdução à Psicologia da Saúde. Coimbra: Quarteto.